14 de dezembro de 2011

Garota Safada investe em assessoria para conquistar a mídia



O mundo das bandas de forró sofre constantes mudanças. Pode ser no estilo novo de fazer música, um cantor que faz escola com seu jeito de interpretar ou até mesmo o nome inusitado de uma banda que surge. Mas nada é tão inovador como a figura do assessor de imprensa.
Acioli acompanha Wesley em entrevista no camarim
Quem imaginaria que hoje, além dos músicos, estaria no palco um profissional com máquina fotográfica e filmadora registrando tudo e postando em tempo real na internet. Pois é, isso é fato e a cada dia fica mais comum no meio forrozeiro. Além da concorrência nas músicas e vendagens de CDs e DVDs, as bandas atualmente disputam espaço na mídia. Tanto faz se essa mídia é uma rede social ou grande emissora de televisão, o importante é aparecer.
As pioneiras a apostarem nesse profissional para, além de mostrar o trabalho da banda, estreitar os laços com os fãs foram as bandas Limão com Mel, Cavaleiros do Forró, Magníficos, Mastruz com Leite, Aviões do Forró e Garota Safada. O primeiro passo foi criar a identidade da banda na internet investindo em ferramentas como um site oficial.
A ideia deu tão certo que empresas que gerenciam artistas também aderiram a moda. É o caso, por exemplo, da Luan Promoções. A empresa, que possui sede em Recife, cuida da carreira de grandes nomes do forró como Geraldinho Lins, Garota Safada e Magníficos, além do fenômeno Banda Calypso. O segredo para emplacar todos os seus produtos na imprensa está nas mãos de Raphael Acioli, o assessor de imprensa do grupo.
“Quando se faz o que gosta, independente da quantidade – pois aqui são muitas bandas – nós ficamos satisfeitos. O segredo do nosso sucesso é guardado a sete chaves, mas posso garantir que um dos pilares de nossa equipe é a união. Temos pessoal altamente qualificado em nossos núcleos, cada um com suas tarefas e eu fico na coordenação. Nossa meta é sempre divulgar nossas bandas, mas, obedecemos conceitos que, por exemplo, nos fazem pensar que o importante não é aparecer e sim, aparecer em programas qualificados e que agreguem valor ao nosso trabalho. Somos profissionais e precisamos estar em programas, em jornais, sites, em revistas que tenham padrão de qualidade.”, afirma Acioli.
Raphael diz ainda que cuida pessoalmente do relacionamento das bandas com os veículos de todo o Brasil. “Sem falar que tenho dedicado parte do meu tempo a visitar as grandes centrais de produção – como por exemplo o Projac, da Rede Globo e as emissoras situadas em São Paulo. Hoje em dia, passo nos corredores das emissoras e os produtores já perguntam por nossas bandas, já se interessam em convidá-las para programas e atividades em mídia”, revela o assessor.