17 de julho de 2012

Expocrato fez homenagem ao Luiz Gonzaga


A inspiração na trajetória do cantor e compositor Luiz Gonzaga em cantar a cultura e a natureza do Cariri inspirou a criatividade para homenagear o Rei do Baião durante a Expocrato. Foram diversas formas de manifestação em comemoração ao centenário do artista. No stand da Universidade Regional do Cariri (Urca), foi realizada exposição que traça a sua relação com as áreas do Geopark Araripe, com a mostra “(en)cantos: Natureza e Cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga”. A exposição deverá continuar para as escolas do Município. No mesmo espaço funciona o Centro de Interpretação do Geopark.

Passaram por dia pelo local em média 5 mil pessoas. O espaço abria às 10 horas. Os admiradores das músicas do Rei do Baião podiam contemplar o seu trabalho de forma interativa na exposição. No painel onde podiam ser vistas paisagens da região, como a cachoeira de Missão Velha, a música relacionada como inspiração leva o ouvinte a acompanhar a letra e a imagem ao mesmo tempo. As lembranças estavam por toda parte, desde o gibão de couro, até um quadro do Museu Asa Branca, exposto no local.

As 500 músicas gravadas por Luiz Gonzaga estavam escritas na linha que traçava a trajetória da exposição. No meio do caminho, o encontro com os artesãos do barro, do couro e madeira da região.

A exposição no Crato é um dos eventos marcados na voz do Rei do Baião, como a música, além da própria canção “Eu vou pro Crato”, que evoca a cidade de forma doce. “… cratinho de açúcar, tijolo de buriti”. Além da fé, centrada no Padre Cícero, e a festa de Santo Antônio, de Barbalha, são destacadas na musicalidade do artista, que segundo Sandra Nancy, são trabalhadas dentro da exposição de forma a contemplar a música de Luiz Gonzaga e a cultura da região.

Este ano, a 61ª Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato) fez uma homenagem ao centenário do Rei do Baião. A alusão ao cantor se encontrava por toda a cidade. O evento, que acontece anualmente, abriu a temporada de férias no Interior, especialmente no Cariri. A festa contou com a realização de 32 shows dentre eles o do cantor Wesley Safadão e a banda Garota Safada.